Concursos Literários


Hit Counter



Inscrições até 15 de junho de 2008


I Prêmio Literário Canon de Poesia 2008


O concurso cultural denominado I Prêmio Literário Canon de Poesia 2008 é promovido pela Canon do Brasil Ind. e Com. LTDA, pessoa jurídica estabelecida na cidade de São Paulo, inscrita no CNPJ sob o nº 046.266.771/0001-26, pela
Fábrica de Livros e pelo Grupo Editorial Scortecci para autores brasileiros, maiores de 16 anos, residentes no Brasil.

Conta com o apoio institucional dos
Parceiros do Livro, do Portal Amigos do Livro e do portal Impressão Digital.

Tem por objetivo descobrir novos talentos, promover a literatura e difundir a impressão digital de livros no Brasil.

Este concurso é exclusivamente de cunho cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos concorrentes, estando aberto à participação de todos que assim o desejarem, sendo promovido pela empresa de acordo com a Lei n. 5768/71 e Decreto 70.951/72.

Tema: Cidadania: um direito de todos!

INSCRIÇÕES:

Inscrições de 15 de abril  a 15 de junho de 2008, deverão ser feitas somente pela Internet no endereço:
Aqui

Ao fazer a inscrição, o participante estará concordando com as regras do prêmio, inclusive autorizando a publicação dos trabalhos em livro na Antologia I PRÊMIO LITERÁRIO CANON DE POESIA 2008, selo editorial Fábrica de Livros -Scortecci Editora e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.

O lançamento da Antologia dar-se-á no estande Fábrica de Livros - Canon do Brasil, durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Exposições Anhembi, de 14 a 24 de agosto de 2008.

As POESIAS enviadas serão julgadas e analisadas por uma Comissão Julgadora composta de 3 (três) membros de renomado prestígio literário e uma Comissão Organizadora que, juntas, resolverão os casos omissos deste regulamento, se houver.

A Comissão Julgadora avaliará, ao término do período de participação, todas as POESIAS inscritas e escolherá 60 (sessenta) poesias, dentre as quais as ganhadoras, utilizando-se dos critérios: poesia mais criativa; adequação ao tema proposto e uso correto da língua portuguesa.

É limitado a 01 (hum) o número de participações de um mesmo cadastrado.
 
A decisão da Comissão Julgadora é soberana, inquestionável e irrecorrível em suas escolhas e na seleção das POESIAS.

Para concorrer o participante deverá preencher o cadastro completo no endereço na Internet:
Aqui, enviando sua poesia - atendendo o tema exigido: Cidadania: um direito de todos! conforme os critérios estabelecidos neste Regulamento, o qual deverá ler e aceitar, por tal ato submetendo-se irrevogavelmente a todos os termos e condições.

O presente concurso cultural não está vinculado à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço. Cada participante candidato só pode participar com um único cadastro durante todo o Concurso. Não poderá haver mais de um cadastro com o mesmo número de CPF.

REGULAMENTO:

O autor poderá participar do I PRÊMIO LITERÁRIO CANON DE POESIA 2008 desde que proceda em conformidade com as normas deste regulamento.

As inscrições são grátis e os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto.

Cada autor deverá inscrever-se obrigatoriamente com apenas 1 (uma)  poesia de no máximo três páginas, formato A-4 (210 mm x 297 mm), texto digitado em Word, em corpo 12 e fonte Times New Roman.

A poesia deverá ter obrigatoriamente um título. Não há necessidade de pseudônimo.

Para inscrição preencher a Ficha de Inscrição no endereço:
Concursos e Prêmios Literários.

RESULTADO:

O resultado do I PRÊMIO LITERÁRIO CANON DE POESIA 2008 dar-se-á em agosto de 2008, no estande da Fábrica de Livros - Canon do Brasil, durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi e através do endereço na Internet: www.concursosliterarios.com.br.

Não poderão participar do concurso funcionários da Canon do Brasil, da Fábrica de Livros e demais funcionários de empresas e pessoas envolvidas na elaboração e desenvolvimento do prêmio.

PRÊMIO:

Publicação da obra em antologia do I Prêmio Literário Canon de Poesia 2008, selo editorial Fábrica de Livros - Scortecci Editora, reunindo por ordem alfabética, 60 (sessenta) POESIAS e seus AUTORES (minibiografia), conforme seleção e escolha irrevogável da Comissão Julgadora.

Características da obra: 2000 (dois mil) exemplares, formato 14 x 20,7 cm, em Impressão Digital P&B, capa 4 cores, com aproximadamente 120 páginas, com ISBN e Ficha Catalográfica.

A obra NÃO será comercializada, sua venda é proibida.

A antologia será distribuída gratuitamente no estande da Fábrica de Livros - Canon do Brasil, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, para Professores, Críticos Literários, Jornalistas, Editores Nacionais e estrangeiros, Bibliotecários, Convidados e Autoridades.

Os 60 (sessenta) participantes escolhidos com as melhores POESIAS receberão como prêmio e a título de Direito Autoral, 10 (dez) exemplares da obra, além da divulgação e promoção da poesia pela Canon do Brasil pelo período de um ano em ações de Marketing e Propaganda.

Caso o participante não compareça ao estande, na solenidade de lançamento da obra, para retirar seus exemplares de direito, a Canon do Brasil enviará pelo correio, no endereço declarado no ato de sua inscrição, no prazo de até 45 dias.

DISPOSIÇÕES GERAIS:

Com o envio da poesia, o participante concorda tacitamente com as regras da promoção cultural ora estabelecidas, bem como com a utilização de sua poesia, seu nome, imagem, depoimento e som de voz para divulgação dos resultados da promoção, inclusive para utilização em campanhas promocionais e propagandas sem qualquer ônus adicional para as promotoras do concurso e seus patrocinadores.

Ao se inscrever neste concurso, os participantes concordam em ceder à Canon do Brasil Ind. e Com. LTDA, Fábrica de Livros e Grupo Editorial Scortecci seus direitos de imagem e som de voz, sem qualquer custo, nem limitação de tempo ou território, para fins de divulgação dos resultados do concurso desta empresa.

Qualquer irregularidade ou imprecisão no fornecimento dos dados solicitados no cadastro do site implicará na imediata desclassificação do participante.

A promovente se reserva o direito de desqualificar qualquer participante que venha a manipular, violar e/ou fraudar, ou mesmo tentar manipular, violar e/ou o correto andamento desta atividade, ou seu resultado, bem como aqueles que descumprirem o presente regulamento.

O presente Regulamento será devidamente registrado em um Cartório de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo - SP. Esta é uma Promoção Cultural, conforme especificado no art. 30 do Decreto No. 70.951, de 09 de agosto de 1972.

RESUMO:

Concurso Cultural: I Prêmio Literário Canon de Poesia 2008

Inscrições: 15 de abril a 15 de junho de 2008 pela Internet no endereço na Internet Concursos e Prêmios Literários.

Prêmio: Publicação da obra na antologia do I Prêmio Literário Canon de Poesia - 2008.

Lançamento: Estande da Fábrica de Livros - Canon do Brasil - 20ª Bienal Internacional do Livro, de 14 a 24 de agosto de 2008, Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo, SP.

Organização: Canon do Brasil, Fábrica de Livros, Grupo Editorial Scortecci e Parceiros do Livro.

Apoio: Portal Concursos e Prêmios Literários, Portal Amigos do Livro e Portal Impressão Digital.

 



Inscrições até 15 de junho de 2008

 

I Concurso Nacional de Poesia de Cordeiro - Troféu Cecília Meireles

O I Concurso Nacional de Poesia de Cordeiro - Troféu Cecília Meireles - é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e tem como finalidade estimular a produção literária, com caráter exclusivamente cultural, visando divulgar e prestigiar obras inéditas.

Categorias:

- Local (Município de Cordeiro):
Juvenil - de 15 aos 18 anos
Adulto - a partir de 19 anos

- Regional (Municípios: Cantagalo, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto):
Juvenil - de 15 aos 18 anos
Adulto - a partir de 19 anos

- Nacional:
Juvenil - de 15 aos 18 anos
Adulto - a partir de 19 anos

Poderão concorrer escritores brasileiros ou não, desde que os trabalhos sejam apresentados em língua portuguesa. Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho inédito, sob pseudônimo, e deverá se inscrever na categoria correspondente a sua faixa etária e município onde reside.

O tema é Livre.

Consideram-se inseridas as obras entregues no Departamento Municipal de Cultura, de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, entre os dias 05 de maio a 18 de julho, ou enviadas pelos Correios para o seguinte endereço:

I Concurso Nacional de Poesia de Cordeiro
Departamento Municipal de Cultura
Centro Cultural Ione de Carvalho Pecly
A/C de Jocilda Teixeira
Categoria:______________________
Av. Raul Veiga, 123. Centro
CEP: 28540-000 - Cordeiro / RJ

OBS.: Serão aceitos os originais enviados pelos CORREIOS, desde que a data de postagem confira com o período de inscrição.

A poesia deverá ser apresentada em 4 (quatro) vias, com título e pseudônimo, digitada (fonte Arial ou Times New Roman - corpo 12), em papel A 4, em espaço 2 (dois), de um lado só do papel, com no máximo 30(trinta) versos.

A obra em 4 (quatro) vias será enviada em um único envelope, cuja parte externa deverá constar: nome do concurso, endereço e categoria. Dentro deste envelope, acrescentar um envelope menor, lacrado, contendo: título da poesia, nome do autor, pseudônimo endereço completo, telefone, e-mail, xerox do R.G. e CPF e comprovante de residência. (menores de 18 anos xerox do documento RG e CPF do responsável).
Obs.: na parte externa do envelope menor, constarão apenas a categoria, o pseudônimo e o título da poesia. São de total responsabilidade do participante a veracidade dos dados fornecidos.

A comissão julgadora será composta de 3 (três) membros de reconhecida expressão cultural, sendo sua decisão soberana e irrecorrível.
Obs.: Os 3 (três) jurados serão indicados pelos organizadores do concurso e seus nomes não serão revelados para garantir o sigilo e imparcialidade do julgamento.

Estão impedidos de participar do concurso os funcionários da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cordeiro.

Serão concedidas as seguintes premiações:

Primeiro lugar: Troféu Cecília Meireles
Segundo lugar: Placa Cecília Meireles
Terceiro lugar: Medalha Cecília Meireles

Menções Honrosas: Serão conferidas, a critério do corpo de jurados, de acordo com a qualidade literária das poesias concorrentes.

Estarão automaticamente excluídos do concurso os concorrentes que enviarem mais de uma poesia ou se inscreverem em categoria incompatível com sua faixa etária ou residência. Também estarão excluídos os concorrentes que se identificarem nos envelopes ou nas cópias das poesias.

As obras inscritas não serão devolvidas.

O encaminhamento dos trabalhos na forma prevista neste regulamento implica a concordância com as disposições nele consignadas.

Os vencedores serão notificados por correspondência sobre o resultado do Concurso e convidados para a premiação. Este resultado será ainda disponibilizado nos seguintes sites: www.meiotom.art.br, www.gargantadaserpente.com, www.blocosonline.com.br, www.cordeiro.rj.gov.br e na comunidade do ORKUT: "CONCURSOS LITERÁRIOS".

Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

CRONOGRAMA:

Inscrições: 05 de maio a 18 de julho de 2008
Julgamento: 04 de agosto a 05 de setembro de 2008
Divulgação dos resultados: 09 de setembro de 2008
Cerimônia de premiação: 12 de setembro de 2008

MAIS INFORMAÇÕES.:

Departamento Municipal de Cultura de Cordeiro - RJ
Telefone: (22) 2551-0329 - de 8 às 18h - com Jocilda ou Angelo
E-mail:
culturacordeiro@yahoo.com.br
Site:
http://www.cordeiro.rj.gov.br

 



Inscrições até 24 de junho de 2008


4º Concurso Literário de Suzano
Edição Nacional

 

PREFEITURA DE SUZANO
PETROBRAS

 

R e g u l a m e n to

 

 

Participação

 

1 - Aberto de 4 de abril á 24 de junho de 2008 á todos os residentes do territórionacional. O tema é livre e os trabalhos deverão ser inéditos e redigidos em Língua Portuguesa. Não há limite de idade. Menores de 18 anos deverão trazer ou enviarautorização assinada pelos pais ou responsável.

 

 

Inscrições e envios

2 - A inscrição é gratuita. Serão aceitas até 2 (duas) obras por inscrito, sendo que o participante poderá efetuar a inscrição em apenas uma categoria do concurso.

3 - O limite de páginas para a categoria Conto não deve ser superior a 5 (cinco) e para acategoria Poesia não deve ser superior a 2 (duas). Nas duas categorias, a apresentaçãodos trabalhos deverá ser feita em 04 (quatro) vias, em folha sulfite A4, numerada,digitado em uma só face do papel, em fonte Times New Roman, letra 12 (doze) eespaçamento de 1,5. No final de cada trabalho deve constar o pseudônimo do autor.Os textos que tiverem mais de uma página deverão ser grampeados.

4 - Os trabalhos terão de ser acondicionados em um envelope grande padrão, (tamanho33x23), tendo dentro desse um outro envelope menor e lacrado, (tamanho 25x19),contendo os dados do poeta ou escritor: nome e endereço completos (inclusive CEP),bem como o número telefônico para contato, celular e e-mail (caso possua-os),pseudônimo adotado, título dos trabalhos, breve currículo literário e pessoal, além docomprovante de residência.Os trabalhos deverão ser acompanhados de um cd ou disquete onde contenham os textose o breve currículo literário digitados.Na parte externa do envelope menor lacrado, apenas o pseudônimo e os títulos dos trabalhos. Na parte externa do envelope maior, usar o pseudônimo adotado e o nome 4º Concurso Literário de Suzano. Especificar na parte externa dos dois envelopes a categoria que está participando e o âmbito: Regional ou Nacional. Regional refere-se aos residentes nos municípios do Alto Tietê: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

5 - Os trabalhos deverão ser entregues na: "Secretaria Municipal de Cultura", aoscuidados da Coordenadoria Literária, ou enviados para Rua Benjamin Constant, 682 –Centro - Suzano - SP - CEP: 08674-010

6 - Apenas serão aceitos os trabalhos entregues até o dia 24 de junho do ano de 2008. Ostrabalhos enviados após esta data ou que não tiverem de acordo com oregulamento, não serão considerados participantes e como os demais, não serãodevolvidos. Para os trabalhos enviados pelo correio valerá a data de postagem.A Secretaria de Cultura de Suzano não se responsabiliza por possíveis extravios que possam ocorrer com os trabalhos enviados pelo correio.Os trabalhos entregues pessoalmente receberão protocolo de entrega.

 

Direitos autorais

 

7 - Os participantes deste concurso concordam automaticamente em ceder os direitospara eventual uso das obras pela Secretaria de Cultura de Suzano, no período de 3 (três)anos. Será preservada a menção de crédito, de acordo com a legislação que trata, especificamente de direitos autorais no país.

 

Comissão julgadora


8 - O julgamento dos trabalhos será da inteira competência de uma comissão julgadora, formada por escritores e professores com conhecimentos literários que os tornam amplamente aptos a julgar e classificar os textos.

A decisão dos jurados é irrecorrível.

 

Critérios de avaliação:

a) Criatividade

b) Literariedade

c) Conteúdo

9 - O resultado deste concurso será divulgado a todos os participantes no Pavio da Cultura (Sarau) – Sessão Solene, dia 9 (nove) de agosto de 2008, no Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi, Rua Benjamin Constant, 682, Centro, Suzano, SP. O resultado somente estará disponível para consulta na internet a partir do dia 12 de agosto.

 

Só serão divulgados os dez primeiros ganhadores de cada categoria.

 

Premiação


10 - A premiação, válida para as duas categorias deste concurso, será:

 

1º Lugar regional conto: R$ 900,00 (novecentos reais)

1º Lugar regional poesia: R$ 900,00 (novecentos reais)

1º Lugar nacional conto: R$ 900,00 (novecentos reais)

1º Lugar nacional poesia: R$ 900,00 (novecentos reais)

 

11 - Os 10 (dez) primeiros classificados de cada categoria participarão da revista "Trajetória Literária nº 04" que será lançada no dia 16 de dezembro de 2008

Cada 1 (um) dos 10 (dez) classificados em cada categoria receberá 20 (vinte) exemplares da revista.

 

12 - Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora deste concurso.


13 - O ato da inscrição neste concurso, implica na aceitação plena dos termos acima.

 

 

Obs: Não deixe para fazer sua inscriÇÃo nos Últimos dias!

 

 

Cronograma do concurso:

 

- Inscrições: de 04 de abril à 24 de junho (através do regulamento e entrega no local das inscrições pessoalmente ou pelo correio)

- Resultado: 09 de agosto (Centro Cultural de Suzano)

- Resultado na internet: 12 de agosto (Site da Prefeitura de Suzano e no blog da Associação Cultural Literatura no Brasil)

- Lançamento da revista Trajetória Literária n° 4: 16 de dezembro

 

Informações:

(11) 4747-4180

cultura@suzano.sp.gov.br

 


 

Inscrições até 30 de junho de 2008



2ºConcurso de Poesia Livre do Espaço Cultural São Pedro da Serra 

 

O Espaço Cultural São Pedro da Serra – ONG Educari está com inscrições abertas para o 2º Concurso de Poesia Livre, que este ano versa sobre o tema Noite de Luar.
 
Podem participar, com apenas um trabalho inédito e sob pseudônimo, todos os autores que escrevem em língua portuguesa, residentes no Brasil, que devem postar poesia de no máximo 40 versos, em seis cópias digitadas ou datilografadas em papel A4.

As cópias devem ser colocadas em envelope grande, no qual o autor deve incluir um envelope menor, lacrado. Na parte externa do envelope deve constar título do trabalho e pseudônimo do autor e, dentro do envelope, uma folha com o título do trabalho, o pseudônimo usado, o nome do autor, endereço completo, telefone, correio eletrônico (se possuir) e, obrigatoriamente, a assinatura do autor.
 
O júri será composto por cinco artistas, entre poetas e escritores de Nova Friburgo, que escolherão os três primeiros colocados, que receberão livros de poesias.
Todos os participantes receberão diplomas de participação.
O resultado será divulgado a partir do dia 27 de julho, por correio ou internet, e a premiação já está marcada para o dia 16 de agosto de 2008, um sábado, às 17h, no Espaço Cultural São Pedro da Serra (Rua Rodrigues Alves 237, 7º distrito de Nova Friburgo/RJ).
No ano passado o concurso recebeu 75 inscrições de poetas de todo o Brasil e premiou as três melhores poesias sobre o tema Inverno, além de menção honrosa para outros dois candidatos, num total de cinco poesias escolhidas. Este ano a poeta Maria Lua, curadora do evento, acredita que o número de inscrições deve aumentar, devido à forte adesão no ano passado. Em 2006 Maria Lua organizou o Concurso de Poesia Mario Quintana, para homenagear o centenário de nascimento deste poeta brasileiro.
 
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 30 de junho de 2008, valendo o carimbo dos Correios, para
 
Rua do Bispo 281/705 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ,
CEP 20261-067, aos cuidados de Carla Pinho.
 
 Outras informações podem ser obtidas no site da Educari (www. educari-ong.org) ou pelos e-mails carlapinho@educari-ong.org (Espaço Cultural São Pedro da Serra – ONG Educari) e luanetuno@ yahoo.com.br (Maria Lua).

 

Inscrições até 31 de junho de 2008

 

 9º Concurso de Literatura – Conto, Crônica, Poesia
- Fundação Cultural de Canoas/RS

1. REGULAMENTO

1.1 - Poderão inscrever-se autores do Brasil e de qualquer nacionalidade, desde que enviem o texto em português (Brasil) nos gêneros conto, crônica e poesia.

1.2 - A Fundação Cultural de Canoas receberá inscrições ao Concurso até o dia 31 (trinta e um) de julho de 2008, em sua sede, localizada na Av. Victor Barreto, 2301, Canoas/RS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou através de correio postal.

1.3 - Cada candidato poderá concorrer com até 2 (dois) trabalhos de cada gênero, não sendo permitidos trabalhos já publicados (inclusive na internet) ou premiados, nem serão aceitos plágios de outros trabalhos. O responsável por plágio será desclassificado e, se premiado, obrigado a devolver o prêmio que tiver recebido.

1.4 - Os trabalhos, em três vias, papel formato A4 (297 x 210) com título, páginas numeradas, rubricadas e sob pseudônimo, em fonte Times New Romam, corpo 12, espaço interlinear 1,5. Os trabalhos deverão ser enviados em envelope fechado.

1.5 - Um CD com o respectivo arquivo gravado em formato .doc (Word) deve acompanhar os trabalhos. (Todos no mesmo CD).

1.6 -Um envelope anexo, opaco e rigorosamente fechado, conterá externamente, o pseudônimo do concorrente e o título do trabalho; internamente, a ficha de inscrição com o nome completo e verdadeiro, o número da Carteira de Identidade, CPF, endereço, local e data de nascimento do autor, juntamente com um breve currículo. Na ficha de inscrição deverá constar a assinatura do concorrente autorizando a Fundação Cultural de Canoas a publicar coletânea com o(s) trabalho(s) do autor, caso seja premiado.

1.7- Para os trabalhos enviados pelo correio considerar-se-á, para efeito de atendimento ao prazo de encerramento das inscrições, a data da postagem. A Fundação não se responsabilizará por extravio ou danos por acondicionamento inadequado ou incorreto de qualquer original.

1.8 - Os originais não serão devolvidos.

1.9 - No caso de usar o correio postal, enderece para Fundação Cultural de Canoas, Av. Víctor Barreto, no 2001, CEP 92010-000, Canoas, RS, Brasil.

2. SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

2.1 - Os trabalhos serão avaliados até 2 (dois) de setembro de 2008, por uma comissão formada por 3 (três) escritores ou estudiosos de cada um dos gêneros literários, indicados pela Fundação Cultural de Canoas.

2.2 - A comissão terá liberdade de julgamento, sob os aspectos técnicos e estéticos dos trabalhos, sendo-lhe facultado negar a concessão de prêmios, desde que não encontre, nos trabalhos inscritos, méritos suficientes para a premiação.

2.3 - A premiação consistirá no seguinte: O primeiro colocado de cada gênero receberá 100 (cem) exemplares da coletânea que será editada com os trabalhos premiados; o segundo, 50 (cinqüenta); o terceiro 30 (trinta) e as três menções honrosas de cada categoria, 5 (cinco) exemplares. Todos os participantes receberão certificado de participação.

2.4 -Independente da premiação geral do Concurso, serão concedidos mais três prêmios: 10 (dez) exemplares da coletânea para cada autor canoense que apresentar o melhor trabalho em conto, crônica e poesia.

2.5 - O resultado geral será divulgado pela imprensa, pelo www.fundacan.com.br, na página destaques. Os premiados serão cientificados através de correspondência, e os prêmios serão entregues até janeiro de 2009.

2.6 -Não poderão concorrer pessoas que exerçam cargos ou funções na Fundação Cultural de Canoas.

2.7 -A entrega dos originais ou sua remessa juntamente com a ficha de inscrição, implicará na aceitação, por parte do concorrente, de todas as normas do presente Regulamento.Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

 

MAIS INFORMAÇÕES.:

» Regulamento
»
Ficha de inscrição

Fundação Cultural de Canoas
Av. Víctor Barreto, n° 2301
CEP 92010-000 - Canoas / RS

Tel (51) 3059.6938
Fax (51) 3059.6938
E-mail:
fundacan@fundacan.com.br
Site:
http://www.fundacan.com.br


 



Inscrições até 07 de julho de 2008



REGULAMENTO DO 4º CONCURSO LITERÁRIO MARIO QUINTANA

SINTRAJUFE-RS — 2008

 1.    O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS – Sintrajufe/RS, no ano do seu 10º aniversário, promove seu 4º Concurso Literário, que visa despertar vocações literárias, promover a Literatura e homenagear Mario Quintana, poeta que, em sua lírica, cantou a cidade, os homens e os sonhos.

2.    Estão habilitadas a participar do concurso pessoas residentes no Brasil, com idade acima de 18 anos.

Obs.: É vedada a participação de membros da Diretoria e funcionários do SINTRAJUFE-RS, bem como de seus familiares.

3.    Tal participação implica na concordância com todas as cláusulas deste regulamento.

4.    Os textos deverão ser rigorosamente inéditos.

5.    A temática é livre.

6.    Cada participante poderá inscrever-se através da entrega de um texto em cada uma das categorias: conto, crônica e poesia, podendo inscrever-se em apenas uma delas ou em quantas desejar. As crônicas e as poesias deverão ter, no máximo, uma página, e o conto, duas páginas, digitadas em espaço um, utilizando a letra Arial 12, em folha A4.

7.    É obrigatório o uso de pseudônimo, que será colocado no alto da primeira página de cada texto.

8.    Acompanhando os textos — que deverão ser entregues em três cópias em papel e uma em disquete ou em CDR, devidamente identificados com o pseudônimo — deverá constar um envelope lacrado, identificado com o pseudônimo e a categoria literária, em cujo interior deverá conter os seguintes dados:

a)    Pseudônimo                      

    b) Nome completo                 

c)     Endereço completo

d)    Telefones

e)    E-mail

Obs.: No interior do envelope deverá estar o disquete ou o CDR com cópia do original inscrito.

9.    O material (cópias do texto, envelope lacrado com dados e disquete ou CDR) deverá ser entregue dentro de um envelope grande (A4 ou Ofício), apenas identificado com a categoria e com o pseudônimo.

10.           O prazo para as inscrições termina, impreterivelmente, em 07 de julho de 2008. Os envelopes com os textos concorrentes devem ser entregues à secretaria do SINTRAJUFE, à rua Marcílio Dias, nº 660 – Porto Alegre/RS ou enviados pelo Correio. Neste caso, a data de inscrição será a da postagem.

11.           O julgamento dos textos será realizado por uma comissão de três pessoas indicada pelo SINTRAJUFE, composta por Marô Barbieri, escritora; Elaine Maritza, editora, e Nóia Kern, professora e assessora literária.

12.           Os textos premiados (1º, 2º e 3º lugares) em cada categoria serão publicados em antologia editada pela entidade promotora do concurso, sem fins lucrativos, razão pela qual exonera-se o SINTRAJUFE-RS do pagamento de direitos autorais ou de qualquer outra forma de remuneração aos autores, além da entrega gratuita de vinte exemplares da antologia. A antologia terá provável sessão de autógrafos na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre.

13.           Da premiação:

13.1. Serão outorgados troféus aos primeiros lugares e certificados aos demais.

14.           Poderá a comissão deixar de selecionar textos em qualquer categoria, bem como indicar menções honrosas, caso julgar que tais decisões sejam procedentes. Neste caso, aos textos que obtiverem menção honrosa, serão concedidos certificados.

15.           De cada autor não poderá figurar no livro mais que um texto em cada categoria.

16.           O resultado do concurso será divulgado nos meios de comunicação produzidos pelo SINTRAJUFE-RS, até o mês de outubro.

17.           Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução dos textos concorrentes, os quais, findo o concurso, se houver interesse da entidade, passarão a integrar a memória do SINTRAJUFE-RS.

18.           As decisões da comissão julgadora são irrecorríveis.

19.           Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo coordenador do concurso, jurados e diretoria do SINTRAJUFE-RS.

20.           Mais informações podem ser obtidas junto ao Sintrajufe pelo fone (51) 3235-1977 ou na página do sindicato www.sintrajufe.org.br

 


Inscrições até 10 de julho de 2008


X CONCURSO LITERÁRIO “MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE”

CONCURSO DE POESIA E DE ENSAIO

2008 

 

REGULAMENTO

 

Art.º 1º - Objectivos

 

1 – A Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) leva a efeito, no ano de 2008, o X Concurso Literário  “Manuel Maria Barbosa du Bocage”- Concurso de Poesia e Ensaio, como forma de promover a criatividade no campo da poesia e do ensaio, de incentivar o aparecimento de novos valores e de divulgar a obra deste grande Poeta Nacional, nascido em Setúbal - Cidade do Rio Azul, e homenageando os 243 anos do seu nascimento.

 

Art.º 2º - Modalidades.

 

1 - Os prémios são atribuídos nas modalidades de Poesia,  Ensaio  e Revelação.

 

1.1 - A modalidade de Poesia contempla qualquer versão inédita, de tema livre, em poesia, com os limites entre 20 e 30 páginas dactilografadas, em formato A4.

 

1.2 - A modalidade de Ensaio contempla texto em prosa, inédito, que aborde a Temática Bocagiana ou Estudo Livre de Temática Local, de âmbito histórico-cultural, com os limites entre 15 e 30 páginas dactilografadas, em formato A4.

 

1.3 - A modalidade Revelação contempla trabalho inédito, com os limites entre 5 e 10 páginas dactilografadas, em formato A4,  em qualquer das duas anteriores modalidades, produzido por jovens  com idade até 20 anos, completados até  15 de Setembro de 2008.

 

1.4 - Os trabalhos apresentar-se-ão agrafados com as folhas numeradas ou com as folhas presas por qualquer outro processo similar, devendo obedecer às seguintes normas de apresentação:

      1.4.1 – A letra a utilizar será do tipo “times new roman” ou equivalente, com 12 como tamanho mínimo.

      1.4.2 – A separação entre linhas terá o mínimo de 1,5 espaços.

      1.4.3 – Nas modalidades de poesia, um poema poderá ocupar mais do que uma página, mas não poderá haver mais do que um poema por página.

 

Art.º  3º Apresentação de Candidaturas.

 

1 - Cada candidato só pode concorrer a uma das três categorias.

 

2 – É possível o mesmo concorrente concorrer com vários trabalhos. Contudo cada trabalho concorrente deverá ter um pseudónimo diferente e respeitar sempre o ponto 1.

 

3 - Poderão concorrer todos os autores de Língua Portuguesa.

 

4 - Os trabalhos concorrentes, obrigatoriamente em língua portuguesa, deverão manter-se inéditos até à sua publicação em livro, nos termos do regulamento.

 

5 - Os trabalhos deverão ser enviados  até ao dia 10 de Julho de 2008 (data de correio) e dirigidos a:

             Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão

             Apartado 292

             2901- 901 SETÚBAL

 

6 - Os originais dos trabalhos deverão ser enviados em quatro exemplares, assinados com pseudónimo, mencionando a categoria a que concorrem, para a direcção indicada no número anterior e com a indicação” Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage”.

 

7 - Cada trabalho será acompanhado de sobrescrito lacrado contendo no exterior o pseudónimo do autor e, no interior, uma ficha de identificação com os seguintes elementos: nome, idade, nacionalidade, naturalidade, profissão, local de residência, telefone, fax, telemóvel ou endereço electrónico e fotocópia do Bilhete de Identidade.

 

8 - Não poderão ser candidatos a este concurso os vencedores das duas edições anteriores, nem os elementos dos Corpos Sociais da LASA nem os membros do júri.

 

Art.º  4º- Organização

 

1 - Só serão abertos os sobrescritos de identificação relativos aos trabalhos premiados, após decisão do júri.

 

2 - Se o concorrente desejar a devolução do respectivo trabalho, deverá enviar junto com o mesmo um envelope devidamente franquiado, devendo no endereço constar o pseudónimo utilizado para o concurso.

 

Art.º  5º-  Júri

1 - Os prémios serão atribuídos por um júri de selecção, que avaliará todas as composições literárias concorrentes.

2 - O júri será constituído por três elementos convidados pela Direcção da LASA.

3 - A atribuição dos prémios, um para cada categoria, será decidida por maioria de votos, reservando – se ao júri o direito de não atribuir prémio em qualquer das modalidade se a qualidade das composições assim o justificar.

 

Art.º  6º Divulgação dos Prémios.

1 - A decisão do júri, de que não haverá recurso, será tornada pública e divulgada junto dos órgãos e comunicação social e no site da LASA, em www.lasa.pt.     

2 - A apresentação dos trabalhos premiados será efectuada no dia 15 de Setembro, Dia de Bocage , em sessão pública.

 

3 - A entrega dos prémios será efectuada pessoalmente aos vencedores ou aos seus representantes, desde que possuidores de procuração notarial (condição obrigatória), na sessão pública referida no número anterior.

 

Art.º 7º - Prémios

 

1 - Os trabalhos vencedores em cada uma das modalidades serão publicados em livro pela LASA, a quem pertencem os respectivos direitos relativamente à primeira edição, que terá uma tiragem não superior a 500 exemplares.

 

2 - A cada autor dos trabalhos premiados serão atribuídos cinquenta exemplares da edição promovida pela LASA e um prémio monetário.

 

3 - O prémio monetário nas modalidade  de Poesia  e Ensaio será de 1.500 euros para cada uma delas.

 

4 - O prémio monetário na modalidade  Revelação será de 1.000 euros.

 

5 - Não haverá prémios ex- aequo.

 

Art.º 8º - Considerações Finais.

 

1 - Em caso de não levantamento do prémio, o seu valor reverterá a favor da LASA ou de instituição a favor da qual a entidade promotora do concurso decida.

 

2 - Os casos omissos e as dúvidas de interpretação deste “Regulamento” serão resolvidas pelo Júri, que, para questões não relacionadas com o conteúdo ou forma dos trabalhos concorrentes, poderá ouvir a Direcção da LASA.

 

3 - Uma vez enviados os trabalhos, considera-se que os concorrentes conhecem e aceitam as cláusulas do presente   “Regulamento “.

 

----------------------------------------------------------


DATAS
  Entrega dos prémios: 15 de Setembro de 2007- Dia de Bocage e da Cidade no Salão Nobre da Câmara Municipal (18:00 horas).


LASA - Apartado 292, 2901-901 Setúbal, Portugal
Telef./Fax: +351265235000
Email: info@lasa.pt

 

LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão

Fundada em 28 de Novembro de 1955 Alvará nº4 NIPC 501.417.680

Sede Social - Rua da Figueira Grande Bloco 4 Loja 35 Setúbal

Serviços Administrativos e Local de Reunião – Rua Arronches Junqueiro 85 1º 2900-250 Setúbal

Endereço Postal - Apartado 292   2901-901 Setúbal   PORTUGAL   Telf e Fax – 265.235.000

Carlos Silveira <info@lasa.pt
 



Inscrições até 18 de julho de 2008

  

IV Concurso Nacional de Contos de Cordeiro - Troféu Machado de Assis

O IV Concurso Nacional de Contos de Cordeiro - Troféu Machado de Assis - é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e tem como finalidade estimular a produção literária, com caráter exclusivamente cultural, visando divulgar e prestigiar obras inéditas.

Categorias:

- Local (Município de Cordeiro):
Juvenil - de 15 aos 18 anos
Adulto - a partir de 19 anos

- Regional (Municípios: Cantagalo, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto):
Juvenil - de 15 aos 18 anos
Adulto - a partir de 19 anos

- Nacional:
Juvenil - de 15 aos 18 anos
Adulto - a partir de 19 anos

Poderão concorrer escritores brasileiros ou não, desde que os trabalhos sejam apresentados em língua portuguesa. Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho inédito, sob pseudônimo, e deverá se inscrever na categoria correspondente a sua faixa etária e município onde reside.

O tema é Livre.

Consideram-se inseridas as obras entregues no Departamento Municipal de Cultura, de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, entre os dias 05 de maio a 18 de julho, ou enviadas pelos Correios para o seguinte endereço:

IV Concurso Nacional de Contos de Cordeiro
Departamento Municipal de Cultura
Centro Cultural Ione de Carvalho Pecly
A/C de Jocilda Teixeira
Categoria:______________________
Av. Raul Veiga, 123. Centro
CEP: 28540-000 - Cordeiro / RJ

OBS.: Serão aceitos os originais enviados pelos CORREIOS, desde que a data de postagem confira com o período de inscrição.

O conto deverá ser apresentado em 4 (quatro) vias, com título e pseudônimo, digitado (fonte Arial ou Times New Roman - corpo 12), em papel A 4, em espaço 2 (dois), de um lado só do papel, com no máximo 03 (três) páginas.

A obra em 4 (quatro) vias será enviada em um único envelope, cuja parte externa deverá constar: nome do concurso, endereço e categoria. Dentro deste envelope, acrescentar um envelope menor, lacrado, contendo: título do conto, nome do autor, pseudônimo endereço completo, telefone, e-mail, xerox do R.G. e CPF e comprovante de residência. (menores de 18 anos xerox do documento RG e CPF do responsável).
Obs.: na parte externa do envelope menor, constarão apenas a categoria, o pseudônimo e o título do conto. São de total responsabilidade do participante a veracidade dos dados fornecidos.

A comissão julgadora será composta de 3 (três) membros de reconhecida expressão cultural, sendo sua decisão soberana e irrecorrível.
Obs.: Os 3 (três) jurados serão indicados pelos organizadores do concurso e seus nomes não serão revelados para garantir o sigilo e imparcialidade do julgamento.

Estão impedidos de participar do concurso os funcionários da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cordeiro.

Serão concedidas as seguintes premiações:

Primeiro lugar: Troféu Machado de Assis
Segundo lugar: Placa Machado de Assis
Terceiro lugar: Medalha Machado de Assis

Menções Honrosas: Serão conferidas, a critério do corpo de jurados, de acordo com a qualidade literária dos contos concorrentes.

Estarão automaticamente excluídos do concurso os concorrentes que enviarem mais de um conto ou se inscreverem em categoria incompatível com sua faixa etária ou residência. Também estarão excluídos os concorrentes que se identificarem nos envelopes ou nas cópias dos contos.

As obras inscritas não serão devolvidas.

O encaminhamento dos trabalhos na forma prevista neste regulamento implica a concordância com as disposições nele consignadas.

Os vencedores serão notificados por correspondência sobre o resultado do Concurso e convidados para a premiação. Este resultado será ainda disponibilizado nos seguintes sites: www.meiotom.art.br, www.gargantadaserpente.com, www.blocosonline.com.br, www.cordeiro.rj.gov.br e na comunidade do ORKUT: "CONCURSOS LITERÁRIOS".

Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

CRONOGRAMA:
Inscrições: 05 de maio a 18 de julho de 2008
Julgamento: 04 de agosto a 05 de setembro de 2008
Divulgação dos resultados: 09 de setembro de 2008
Cerimônia de premiação: 12 de setembro de 2008

 

MAIS INFORMAÇÕES.:

Departamento Municipal de Cultura de Cordeiro - RJ
Telefone: (22) 2551-0329 - de 8 às 18h - com Jocilda ou Angelo
E-mail:
culturacordeiro@yahoo.com.br
Site:
http://www.cordeiro.rj.gov.br

 



 
Inscrições até 22 de agosto de 2008

 

CONCURSO BANCO REAL TALENTOS DA MATURIDADE

 

Você é nosso convidado a transformar sua experiência de vida em arte. Participe da 10ª edição Concurso Banco Real Talentos da Maturidade.

Criado em 1999, em homenagem ao Ano Internacional do Idoso, o concurso tem como objetivo incentivar a produção e a memória cultural de pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a sua criatividade, ampliando seu potencial artístico e sua participação social.

Inscreva seu trabalho e incentive quem você conhece a mostrar suas habilidades. Vamos escrever juntos, mais um capítulo dessa história de sucesso.

As inscrições vão até o dia 22 de agosto. Não perca mais tempo, participe!

·        mais informações no site: http://www.bancoreal.com.br/
 



Inscrições até 29 de agosto de 2008
(somente para a cidade de Santos)
 

A Câmara Municipal de Santos aprovou a Resolução n° 111, de 14 de junho de 2004, que institui a Medalha "Poesia para a Terceira Idade", de autoria da vereadora Suely Morgado. A propositura determina que a medalha será outorgada, anualmente, a cinco poetas com 60 anos de idade ou mais, residentes no município.

          A entrega das medalhas terá caráter solene e realizar-se-á na Sala Princesa Isabel, deste Legislativo, no dia 24 de setembro de 2008, às 19 horas.

 

    Para inscrever-se no concurso, o interessado deverá enviar seu trabalho para: V Concurso Municipal de Poesia para a Terceira Idade; Caixa Postal 2553, Agência Pedro Lessa, Santos/SP, Cep 11021-970.  

          A inscrição será gratuita e as obras devem ser inéditas, ou seja, não podem ter sido publicadas sob qualquer forma.

          Cada candidato poderá concorrer com um único trabalho em Língua Portuguesa, datilografado ou digitado, espaço dois, em papel ofício A-4, de um lado só do papel, com no máximo  trinta linhas e em quatro vias.

          O participante deverá colocar as quatro vias do trabalho, com um pseudônimo, num envelope grande. Dentro desse envelope, incluir outro menor, lacrado, contendo externamente apenas o pseudônimo e internamente o nome e endereço completo, telefone, e-mail, cópias do RG e do comprovante de residência e citar como tomou conhecimento do concurso. Colocar um breve currículo literário.

          Para efeito de idade, será aceita a participação daqueles que completarão 60 anos até a data da premiação, 24 de setembro de 2008.

          Os critérios de avaliação serão: criatividade, originalidade, qualidade técnica e domínio da língua portuguesa. Os originais não serão devolvidos. Os casos omissos serão resolvidos pelos membros da Comissão Especial, composta pelos vereadores Suely Morgado, Marinaldo Mongon, Marcelo Del Bosco Amaral, José Lascane, Carlos Mantovani Calejon, Antonio Carlos Banha Joaquim e Ademir Pestana, sendo a resolução soberana e irrecorrível. Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de julho de 2008, seguindo as instruções citadas acima. Maiores informações pelos telefones 3219-5707 ou 8119-3909 , email: suelymorgado@terra.com.br.

 



Inscrições até 29 de agosto de 2008

 

VII Concurso Literário Infantil - Prêmio Pequeno Escritor 2008
(para crianças da cidade de São Paulo)

A Presidência do Conselho Comunitário de São Paulo, no exercício de suas funções, divulga o lançamento do VII Concurso Literário Infantil, cujo objetivo é o de homenagear escritores brasileiros de obras destinadas a essa faixa etária, respeitadas as condições impostas pelo presente regulamento, ao mesmo tempo procurando incentivar o hábito da leitura nos futuros leitores.
1) Poderão concorrer estudantes na idade entre 10 e 13 anos, que residam na cidade de São Paulo. O concorrente que completar 14 anos durante o concurso poderá participar, desde que faça sua inscrição antes da data do aniversário, a qual será aposta no envelope com o trabalho, no ato da entrega. Não há taxa de inscrição.

2) Os trabalhos deverão ser escritos de próprio punho pelo concorrente, em papel branco ou com linhas, duas páginas no máximo, e somente numa face. A boa caligrafia será considerada na análise do trabalho. Serão criadas as categorias Verso e Prosa. O concorrente poderá participar em apenas uma delas, com um único trabalho. Nota: além da folha manuscrita, enviar mais uma cópia xerox da mesma.

3) O nome do autor homenageado é de livre escolha da criança e seu trabalho deverá versar sobre a pessoa do mesmo ou uma de suas obras (em verso ou em prosa).

4) Desenhos ou pinturas não serão considerados na avaliação; apenas o texto propriamente dito.

5) Na página inicial do trabalho, além do mesmo deverão constar o título e o pseudônimo que o concorrente deverá adotar. Junto com o original, enviar num envelope tamanho ofício, a cópia citada no item 2.

6) Um envelope menor e lacrado, colocado dentro do maior, deverá conter uma folha com os dados do concorrente: nome completo, endereço, telefone e/ou e-mail, data de nascimento, filiação, nome da escola e série que freqüenta, nomes do(a) professor(a), do(a) diretor(a) e/ou coordenador(a), além do título do trabalho e o pseudônimo adotado. Estes dois últimos ítens deverão constar também na face desse envelope, mencionando ainda se concorre com verso ou com prosa.

7) O prazo de inscrição encerra-se em 29 de agosto de 2008, sendo considerada a data da postagem para trabalhos enviados pelos Correios. Os resultados e o dia da premiação serão anunciados em data ser oportunamente divulgada.
8) Cada modalidade terá três classificados. O primeiro colocado de cada uma delas receberá um troféu alusivo ao evento. Os segundo e terceiro colocados receberão, cada um, um diploma.
9) O(a) professor(a) do (a) aluno(a) contemplado(a), o(a) Coordenador(a) e o(a) Diretor(a), também receberão prêmios alusivos ao evento, sem qualquer custo.

10) As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas e não caberá recurso a elas. Casos não previstos serão decididos pela Presidência do Conselho Comunitário.

11) Os trabalhos deverão ser entregues aos cuidados de Malu na sede do:
Conselho Comunitário de São Paulo
Praça Santa Terezinha, 49 - Tatuapé
CEP 03308-070 - São Paulo / SP

 



Inscrições até 29 de agosto de 2008
 

VIII Concurso Literário "Prêmio Cleber Onias Guimarães - 2008
Para as Modalidades Conto, Crônica e Poesia Livre.

O Conselho Comunitário de São Paulo, entidade sem fins lucrativos e existente há 54 anos, torna público que até 29/8/2008, estará recebendo inscrições dos interessados em participar do VIII Concurso Literário nas modalidades Conto, Crônica e Poesia Livre, Prêmio "Cleber Onias Guimarães", obedecidas as disposições a seguir:

1 - O concurso premiará os três primeiros colocados (um primeiro lugar e duas menções honrosas), divididos em duas categorias: Juvenil (de 14 até 17 anos) e Adulto (18 anos em diante). Ambas serão subdivididas em duas regiões: LOCAL, para concorrentes da Capital de São Paulo e NACIONAL, para concorrentes de cidades da Grande São Paulo, do estado de São Paulo, outros estados, valendo também para trabalhos enviados do exterior (desde que escritos em língua portuguesa).

2 - Cada concorrente poderá, dentro de sua categoria, participar de apenas uma das modalidades e o trabalho deverá ser inédito. Eventual plágio será de sua total responsabilidade.

3 - O trabalho deverá ser enviado em 3 (três vias) datilografadas em folha sulfite, espaço 2 ou digitadas em folha A4, Fonte Times New Roman ou Arial, espaço l,5 e tamanho 12. Número de páginas permitidas: Contos e Crônicas: até três. Poesia: até duas. Não serão aceitos trabalhos manuscritos.

4 - Não é necessário o uso de pseudônimo. O concorrente será identificado por um número no ato do recebimento de seu trabalho.

5 - Dentro do envelope com o trabalho, deverá constar um outro menor, lacrado, contendo na parte ex-terna o título da obra, modalidade, região e categoria à qual concorre. Dentro deste, uma folha datilografada ou digitada, com a identificação do candidato: nome sem abreviações e endereço completo, tele-fone, e-mail (se houver) para contato, data de nascimento, xerox do RG, currículo literário resumido, informando ainda como tomou conhecimento do concurso. Também deverão constar o título do trabalho, a modalidade e a categoria a qual concorre.

6 - No envelope externo, cujo tamanho não deverá ser menor que A-4, mencionar na frente a categoria do concorrente, modalidade da qual está participando e região a qual pertence. A falta dessas informações, inclusive no envelope menor, resultará na exclusão do concorrente. Caso seja enviado pelos Correios, deverá ter na parte do remetente, o mesmo endereço do destinatário.

7 - No caso de envelopes enviados pelos Correios será observada a data da postagem.

8 - Fica vedada a participação de membros do Conselho Comunitário, seus familiares e parentes de 1º grau, bem como funcionários das entidades que vierem a apoiar o evento.

9 - O primeiro colocado de cada modalidade e categoria receberá um troféu alusivo ao evento. Os segundo e terceiro colocados de cada modalidade e categoria, serão contemplados com um diploma cada.

10 -O envio do trabalho pressupõe a aceitação deste regulamento por parte do concorrente que, todavia, permanece de posse dos direitos autorais, mas autorizando seu eventual uso, a qualquer tempo, pelos organizadores sem quaisquer ônus para os mesmos.

11 - A não observância de qualquer um dos itens acima resultará na exclusão do trabalho. O mesmo ocorrerá caso seja constatado que um concorrente tenha enviado mais de um trabalho em envelopes diferentes.

12 -As decisões da Comissão Julgadora serão irrecorríveis. Casos não previstos no presente regulamento serão decididos pela Presidência do Conselho Comunitário.

13 -Os resultados serão publicados através da imprensa local ou outros meios adequados aos organizadores, em data a ser divulgada pelos organizadores. Apenas os premiados serão comunicados por carta ou e-mail e deverão confirmar o recebimento da notificação. No caso de impossibilidade do comparecimento à premiação, poderão enviar representante.

O trabalho deverá ser enviado para o seguinte endereço:

VIII Concurso Literário
"Prêmio Cleber Onias Guimarães"
(aos cuidados de Malu)
Conselho Comunitário de São Paulo
Praça Santa Terezinha, 49 - Tatuapé
CEP 03308-070 - São Paulo / SP

 

MAIS INFORMAÇÕES.:

Malu
Tel.: (11) 2098-2683

Carlos Bruni
E-mail:
folhassoltas@uol.com.br

 



Inscrições até 10 de setembro de 2008



II CONCURSO NACIONAL DE POESIA SOBRE O VINHO

TEMA: “A cultura do vinho no cenário das civilizações”

 

REGULAMENTO

I – Disposições Gerais:

01 - Promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Fundação Casa das Artes - Biblioteca Pública Castro Alves, XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA e FENAVINHO BRASIL 2009 fica instituído o II CONCURSO NACIONAL DE POESIA — nas categorias estreante e não estreante, obedecendo ao presente regulamento.

02 - O concurso abrangerá o gênero POESIA e versará sobre o VINHO, com o tema : “A cultura do vinho no cenário das civilizações”. Terá por objetivo promover a atividade literária em nosso país, congregando esforços na divulgação da FENAVINHO BRASIL 2009 e valorizar a criatividade e o conhecimento sobre o vinho, difundindo este conhecimento entre os visitantes da FENAVINHO BRASIL 2009.

03 – É considerado estreante o concorrente que não tenha nenhum trabalho publicado, premiado ou divulgado pela imprensa, na referida modalidade.

04 – Este concurso destina-se a todas as pessoas nascidas ou residentes em qualquer estado do Brasil.

05 – Os trabalhos serão julgados por comissão composta de membros de reconhecida capacidade intelectual e literária. Não caberá recurso às decisões da comissão julgadora.

06 - Serão critérios para o julgamento: criatividade, correção lingüística, originalidade e relação direta com o tema.

07 - A comissão julgadora do concurso procederá a seleção dos melhores trabalhos de cada categoria.

08 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão julgadora e/ou pelos organizadores do concurso. A inscrição implicará, por parte do concorrente, a aceitação dos termos deste regulamento.

09 – Informações sobre o concurso poderão ser obtidas com:

Artur Gomes - fulinaima@gmail.com

Ademir Antonio Bacca – adebach@gmail.com

Claudia Gonçalves - cacaugoncalves@gmail.com

Jiddu Saldanha - jidduks@uol.com.br

10 - Os autores premiados renunciam e cedem os respectivos direitos autorais, quanto à exposição e publicação, cujos direitos, nos prazos e condições legais, passam a pertencer à Fundação Casa das Artes – Biblioteca Pública Castro Alves e FENAVINHO BRASIL 2009.

11- Os concorrentes concordam em permitir a utilização de seus nomes, fotografias ou filmagem, para a divulgação do prêmio, sem qualquer ônus para os promotores.

12 - A critério da comissão julgadora serão distribuídas menções honrosas.

II – Dos Trabalhos :

01 – Cada trabalho deverá ser composto por três poemas, formando um conjunto.

02 - Os trabalhos devem ser inéditos.

03 - Para trabalhos remetidos pelo correio, a data da postagem será considerada como a da inscrição.

04 – Não haverá devolução do material inscrito.

05 - Cada concorrente poderá participar com, no máximo, três conjuntos, somente em uma categoria, com o mesmo pseudônimo.

III- Das Inscrições:

01 - Os candidatos poderão inscrever-se na Biblioteca Pública Castro Alves de Bento Gonçalves até o dia 10 de Setembro de 2008 ou remeter ao seguinte endereço:

BIBLIOTECA PÚBLICA CASTRO ALVES
CONCURSO NACIONAL DE POESIA
RUA RAMIRO BARCELOS, 600
BENTO GONÇALVES - RS CEP: 95700-000

02 - No ato da inscrição, os trabalhos devem apresentar as seguintes características:

• Digitados (fonte arial ou times new roman, tamanho 12 — entre linhas 1,5) em folha branca, tamanho A4, em quatro vias.

• Os trabalhos deverão ser acompanhados de outro envelope fechado, contendo a ficha de inscrição preenchida em letra de forma ou digitada. Na parte externa dos dois envelopes deverá constar apenas o título do trabalho, pseudônimo e categoria.

•No trabalho deverá constar somente o título da obra, o pseudônimo e a categoria. • O não cumprimento das orientações implicará na desclassificação do trabalho.

V – Da Divulgação do resultado:

01 - A divulgação dos melhores trabalhos será feita em ato oficial durante a abertura do XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA, na noite do dia 6 de outubro de 2008.

VI – Da Premiação:

1 - Caberá ao premiados de cada categoria a seguinte premiação:

Categoria estreante

1º lugar: 03 caixas de vinho + 1 garrafa de vinho da Imperatriz + troféu

2º lugar: 02 caixas de vinho + 1 garrafa de vinho da Imperatriz + troféu

3º lugar: 01 caixas de vinho + 1 garrafa de vinho da Imperatriz + troféu

Categoria não estreante

1º lugar: 05 caixas de vinho + 1 garrafa de vinho da Imperatriz + troféu

2º lugar: 02 caixas de vinho + 1 garrafa de vinho da Imperatriz + troféu

3º lugar: 02 caixas de vinho + 1 garrafa de vinho da Imperatriz + troféu

02 - A entrega dos prêmios será feita durante a realização da FENAVINHO BRASIL 2009, em solenidade a ser realizada na Praça da Poesia, onde haverá a exposição dos poemas premiados. Na ocasião, será realizado recital com o tema do concurso. O deslocamento, hospedagem e alimentação correrão por conta dos premiados. Os premiados que não comparecerem à entrega da premiação receberão seus prêmios em suas casas, com frete a cobrar

INFORMAÇÕES:

Biblioteca Pública Castro Alves Rua Ramiro Barcelos, 600 – Bento Gonçalves - RS CEP 95700-000 (54)3451-8977 – (54)3452-5344 e-mail: bpcastroalves@terra.com.br

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA

Caixa Postal 41 – Bento Gonçalves – RS

CEP 95700-000

(54) 3451-3864 – (54) 8123-0034

e-mail: adebach@gmail.com
 



Inscrições até 20 de setembro de 2008

 

II Varal de Poesias da Unifamma

Âmbito e aplicação.:

A Faculdade Metropolitana de Maringá (UNIFAMMA) promove o concurso "III Varal de Poesias da UNIFAMMA", com o objetivo de contribuir para a formação cognitiva e o desenvolvimento da sensibilidade do ser humano.

O concurso é de âmbito internacional e encontra-se aberto a todos os autores interessados.

Apresentação dos trabalhos.:

Os trabalhos apresentados ao concurso, de tema livre, terão que ser inéditos (nunca publicados em formato impresso).

A poesia deverá ter um limite de 28 (vinte e oito) versos.

Os trabalhos deverão ter títulos. Este deverá constar no alto da página, em letras maiúsculas e, na linha abaixo o pseudônimo do autor.

O mesmo autor poderá participar com até 3 (três) trabalhos.

Envio do material.:

O candidato deverá enviar os trabalhos para:

1. Secretaria da UNIFAMMA, das 14h às 22h30min ou
2. encaminhar ao III VARAL DE POESIAS: Av. Mauá, 2854, CEP: 87013-160 - Maringá-Paraná ou
3. por meio eletrônico à
coordenação.secretariadotrilingue@unifamma.edu.br

Nas modalidades de inscrição 1 e 2, enviar, em envelope menor lacrado, a ficha de inscrição devidamente preenchida e, em envelope maior, 5 (cinco) vias da produção literária (impressa em papel A4, fonte Arial, espaço simples, tamanho 12).

Na modalidade de inscrição 3, no corpo do e-mail, o participante deverá colocar os seguintes dados pessoais: nome, endereço, e-mail, nº RG, telefone, pseudônimo, título dos trabalhos e informar como ficou sabendo do "III Varal de Poesias da UNIFAMMA" . Os trabalhos deverão ser enviados em anexo, em fonte 12 Arial, espaçamento simples.

Prazos de inscrição.:

As inscrições serão aceitas no período de 09 de maio a 20 de setembro de 2008 (data da postagem).

Premiação.:

No dia 31 de outubro de 2008, ocorrerá o evento de premiação dos trabalhos selecionados. Esse evento contará com atividades artístico-culturais de artistas de Maringá e região. Haverá premiação simbólica, em dinheiro, aos três primeiros colocados, a saber:

1º Lugar R$300,00;
2º Lugar R$200,00;
3º Lugar R$100,00.

Os participantes classificados do 4º ao 10ª lugar receberão Menção Honrosa destacando a classificação, nome da poesia e nome do autor.

Os resultados serão divulgados pelos sites
www.unifamma.edu.br e www.editoradeleon.com.br e pela mídia, no dia 30 de outubro de 2008.

Os melhores trabalhos serão publicados na II Antologia da UNIFAMMA, na página da Instituição
www.unifamma.edu.br
e em formato de livro digital.

Comissão Julgadora.:

A Comissão Julgadora será composta por 5 (cinco) professores de Literatura da Instituição, que selecionarão 50 poesias. Essas serão submetidas a uma Comissão composta por Membros da Academia de Letras de Maringá e por professores da Universidade Estadual de Maringá para que selecionem as 10 finalistas.

Disposições gerais.:

É vetada a participação a todos os envolvidos no processo de julgamento do Concurso.

Caso seja constatado que a obra inscrita já tenha sido publicada em meio impresso, a inscrição será anulada.

As decisões da Comissão Julgadora são soberanas, não
cabendo nenhum tipo de recurso.

Os candidatos autorizam a publicação de seus trabalhos em livro digital, caso haja interesse da Instituição promotora do concurso.

A inscrição no presente concurso implica na aceitação plena deste regulamento.

 

MAIS INFORMAÇÕES.:

» Regulamento e Ficha de Inscrição

Telefone: (44) 2101-5550
Site:
http://www.editoradeleon.com.br

 



Inscrições até 29 de setembro de 2008

 

Prêmio Afrânio Coutinho 2008

A Academia Brasileira de Letras e a PETROBRAS se inspiraram no centenário de morte de um dos maiores expoentes da literatura brasileira para realizar a segunda edição do Prêmio Afrânio Coutinho. Este ano, o tema é "Machado de
Assis: o crítico literário".

De 29 de abril a 29 de setembro de 2008, universitários, jornalistas, professores da área de ciências humanas, pesquisadores e usuários que tenham registro na Biblioteca Rodolfo Garcia poderão se inscrever no portal da ABL ou na própria BRG.

Os três melhores trabalhos receberão, respectivamente, R$ 10 mil (dez mil Reais), R$ 6 mil (seis mil Reais) e R$ 3 mil (três mil Reais).

A entrega será no dia 30 de outubro de 2008, em Sessão Solene no Petit Trianon.

Informações:

Biblioteca Rodolfo Garcia
Palácio Austregésilo de Athayde
Avenida Presidente Wilson, 2º andar
Castelo - Rio de Janeiro - RJ
(21) 3974-2506 / (21) 3974-2550

brg.divulgacao@academia.org.br
 



Inscrições até 31 de outubro de 2008


Casa das Américas 2009

A Casa das Américas convoca para o ano 2009 à XLVIII edição do seu Prêmio Literário. Nesta ocasião poderão concorrer autores do Brasil com livros publicados em português nos anos 2007 e 2008 (primeira edição), nos gêneros de ficção. Os autores brasileiros que concorram este ano deverão reger-se pelas seguintes:

BASES

1. Poderão ser enviados livros nos gêneros de romance, conto e poesia, escritos em português, publicados nessa língua, em primeira edição, durante os dois últimos anos (2007-2008).

2. Poderão participar autores brasileiros, naturais ou naturalizados.

3. Os autores deverão enviar um exemplar do livro concursante. Não poderão enviar mais de um livro por gênero, nem participar em um gênero no qual tenham obtido o Prêmio Casa das Américas depois de 2000.

4. Se outorgará um prêmio único e indivisível, que consistirá em 3000 dólares ou seu equivalente na moeda nacional, e a publicação da obra pela Casa das Américas, se não estiver comprometida com outra editora de língua espanhola. Serão concedidas menções se o jurado as considerar necessárias, sem que isso implique recompensa ou comprometimento editorial por parte da Casa das Américas.

5. A Casa das Américas se reserva o direito de publicação daquela que será considerada a primeira edição em espanhol da obra premiada, até um máximo de 10 000 exemplares, ainda que se trate de uma co-edição. Tal direito compreende não apenas evidentes aspectos econômicos, mas também todas as características gráficas e outros aspectos da mencionada primeira edição.

6. As obras deverão ser enviadas à Casa das Américas (3ra. y G, El Vedado, La Habana 10400, Cuba), ou a qualquer das Embaixadas de Cuba, até 31 de outubro de 2008.

7. Os jurados se reunirão em Havana em fevereiro de 2009.

8. A Casa das Américas não devolverá os originais concursantes. A Casa das Américas anuncia, uma vez mais, a convocatória para seus prêmios de caráter honorífico. Os referidos prêmios (José Lezama Lima, de poesia; José María Arguedas, de narrativa; e Ezequiel Martínez Estrada, de ensaio) serão outorgados a uma obra relevante nos referidos gêneros, publicada em espanhol, por um autor de nossa América, nos anos 2007 e 2008. As obras concursantes, em lugar de serem enviadas pelos autores, serão indicadas por um Comitê de nomeação criado para essa finalidade.

Prêmios Casa de las Américas (literatura brasileira)

2001- Walter Galvani: Nau Capitania. Pedro Álvares Cabral, como e com quem
começamos (biografia)

2003- João Almino: As cinco estações do amor (romance)
Fabio Weintraub: Novo endereço (poesia) Prêmio Casa de las
Américas-Embaixada do Brasil

2004- José Murilo de Carvalho: Cidadania no Brasil: O longo caminho (ensaio)

2005- Alberto Mussa: O enigma de Qaf (romance)

2006- Ricardo Rezende Figueira: Pisando fora da própria sombra. A escravidão por dívida no Brasil contemporâneo (ensaio)

2007- Ana Maria Gonçalves: Um defeito de cor (romance)

2008- Carlos Walter Porto-Gonçalves: A globalização da natureza e a natureza da globalização (ensaio)

Mais informações pelo e-mail:
cil@casa.cult.cu


 


 As informações sobre os concursos foram obtidas por envio direto ao Alma de Poeta e também através
de cópia nos sites: http://www.blocosonline.com.br e http://www.gargantadaserpente.com
A responsabilidade sobre tais concursos é exclusiva de seus promotores. 
Para enviar informações sobre concursos use o e-mail:
luizproa@uol.com.br
OBS: Não divulgaremos concursos com taxa de inscrição e
nem os que visem edições cooperativadas.

O escritor Marcelo Mourão, colaborador do site,
é o responsável pela pesquisa e pelo recebimento de
regulamentos de concursos para esta página.
E-mail: professormarcelo@ig.com.br


home    galeria de arte    poetas em destaque    poetas 3x4    poetas imortais    artigos    cinema    concursos

páginas pessoais     agenda poética     poetas no You Tube      fala poesia     oficina virtual      histórico

Clique e entre



Poesia contemporânea, arte e algo mais...

www.almadepoeta.com

Alma de Poeta
©Copyright 2000/2008 - by Luiz Fernando Prôa